Todos sabemos que trabalho bem feito é trabalho finalizado. Certo?
Errado!
Trabalho bem feito é aquele que serve para alguma coisa!
E não aquele que foi feito de forma ótima, ou perfeito na sua confecção.
Deixe-me lhe dizer algo:
Melhor do que fazer algo de forma ótima, é fazer o que precisa ser feito!!!
Há vários anos, nos EUA, os fabricantes de geladeiras estavam preocupados com uma situação que estava se tornando repetitiva: crianças que acabavam morrendo por ficarem presas dentro das geladeiras. Entre as famílias americanas, era comum guardar uma geladeira no porão quando se comprava uma nova. O grande problema é que as geladeiras nessa época tinham uma fechadura que travava quando a porta batia. As crianças pequenas, desavisadas, brincando de esconder se prendiam dentro da geladeira e morriam pela falta de ar. Para resolver esse problema, vários estudiosos se reuniram em uma ação conjunta. O resultado foi a implantação de um mecanismo de destravamento das portas pelo lado de dentro e um projeto de ensino às crianças nas escolas. Um ótimo trabalho, que levou muito tempo para ser planejado e levaria mais uma grande quantidade de tempo e de dinheiro para ser implementado. Quando chegou a hora de pôr tudo em prática, eis que surgiu um outro sujeito que sugeriu o uso do imã. Assim as crianças poderiam abrir a porta pelo lado de dentro com facilidade.
O trabalho ótimo: O projeto perfeito de destravamento interno das portas das geladeiras. O trabalho ÚTIL: A idéia do ímã. Era o que precisava ser feito!
Há vezes que queremos fazer algo, gostamos do que fazemos, mas "estouramos" o prazo... Quando nos perguntam sobre o por quê, respondemos: "Porque não estava bom o suficiente."
Todas as pessoas que conheço já passaram por isso: Atrasar por estar buscando o ótimo...
Pare de se preocupar com a perfeição. Preocupe-se com o objetivo! Preocupe-se com o que precisa ser feito! Pense de forma abrangente! Abra sua mente! Deixe que as idéias fluam! Permita-se pensar de forma ampla.
Não é a perfeição que conta, e sim a eficácia e a utilidade. Todos lembrarão de você pela quantidade de coisas úteis que você criar!
Ou você acha que o primeiro automóvel era perfeito? Na verdade, o automóvel não é perfeito até hoje! Mas é útil e oferece vários recursos úteis! É claro que você deve melhorar sempre... suas ações, seu trabalho, seus projetos, suas competências... Mas quem fica focando a busca apenas na perfeição do trabalho, perde um tempo precioso para pensar em soluções! Enquanto você está buscando o ótimo, deixa de fazer o que é preciso ser feito...
Os grandes feitos da história, não foram perfeitos, nem ótimos, mas foram o resultado daquilo que precisava ser feito naquele determinado momento. Resolver obstáculos (problemas) é uma arte que exige visão abrangente, exige empatia, criatividade, proatividade, e outras competências amplas. Então pare de exigir de si a perfeição! Busque ser útil! Objetive suas ações para o que precisa ser feito!...
Se você quer se diferenciar, se você quer ser útil, se você quer se destacar, se você quer crescer, se você quer evoluir, então, pare de buscar realizar o perfeito, pare de buscar o ótimo e "mãos a obra", faça o que precisa ser feito... Faça algo realmente útil! Nada menos que isso interessa!
Eu vim aqui para fazer o que precisa ser feito! E você?
Andersom Bontorim
Um comentário:
Bacana ter gostado do meu artigo.
Pode usar os demais, caso queira.
Abraços,
Andersom Bontorim
www.mastersapiens.com.br
www.professorfazsentido.com.br
Postar um comentário