sexta-feira, 18 de março de 2011

Mortos em terremoto passam de 6,5 mil e superam tragédia de Kobe


O terremoto da semana passada no nordeste do Japão deixou 6.539 mortos, o que supera o balanço do tremor de Kobe em 1995, que deixou 6.434 vítimas fatais.

O balanço pode aumentar, já que o número de desaparecidos chega a 10.354 e há poucas esperanças de encontrar sobreviventes, informou a polícia.

O terremoto de 9 graus de magnitude, o mais grave da história do país, seguido de um tsunami com ondas de 10 m de altura, é o que provocou mais mortes no país desde o de Kanto em 1923 (7,9 graus), que deixou 142.807 mortos e desaparecidos em Tóquio e seus arredores.

A cidade portuária de Kobe foi afetada em 17 de janeiro de 1995 por um terremoto de 7,2 graus.

Terremoto e tsunami devastam Japão
Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômicopermanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 5,4 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

Fonte: Site Terra

Nenhum comentário: